Destino

Parauapebas, município do estado do Pará, possui uma população de aproximadamente 130.00, segundo dados do IBGE, sendo o sexto município mais populoso do estado.

O município é conhecido por estar assentado na maior província mineral do planeta: a Serra dos Carajás.

Seu produto interno bruto, que em 2010 chegou a 15.918.216.000 reais, é o segundo maior do Pará, ficando atrás somente do PIB da capital, Belém. No mesmo ano, o produto interno bruto per capita do município foi de R$103,4 mil reais, sendo, de longe, o maior do estado.

Com a descoberta de uma das maiores reservas minerais do mundo na Serra dos Carajás nos anos 1960 e o direito concedido à empresa Vale S.A. (antigamente Companhia Vale do Rio Doce) de explorar minério de ferro, ouro e manganês no local, esta empresa construiu uma rodovia asfaltada entre a cidade de Marabá e as instalações da empresa com cerca de 200 km.

Essa estrada foi, posteriormente, transferida ao estado do Pará. No âmbito do Projeto Grande Carajás, a Vale construiu um núcleo urbano ao lado do povoado para abrigar seus funcionários. Nesses, se incluem os que viriam trabalhar nas obras da Estrada de Ferro Carajás, iniciadas em 1981 e que ligaria a província mineral ao Porto da Ponta da Madeira, em São Luís, no Maranhão. A empresa iniciou, ainda, a construção de uma infraestrutura básica, com escola, delegacia, hospital, prédio da administração e rede elétrica. Na época, a Vila de Parauapebas já acumulava mais de 20 000 habitantes.

Em 1985, o presidente brasileiro José Sarney inaugurou a Estrada de Ferro Carajás, também construída pela Vale S.A.. Atualmente, a população de Parauapebas é em torno de 150 000 habitantes.

A cidade possui dois centros comerciais expressivos. Um deles se localiza no bairro Rio Verde, nas proximidades da rua Curió (também conhecida como rua do Comércio) e o outro se localiza distribuído por todo o bairro Cidade Nova. Hoje, a cidade conta com um shopping center: o Partage Shopping Parauapebas.